Voluntários da Copasa participam do Match CMVC 2024
Voluntários da Copasa participam do Match CMVC 2024
Ação de voluntariado corporativo estimula o trabalho em rede para a promoção de bem-estar e capacitação
A Copasa se uniu a outras empresas em uma ação voluntária organizada pelo Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), por meio da CDM Projetos Sociais de Alto Impacto – o Match CMVC. O evento, realizado nesta quarta-feira (24/07), na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves, foi dedicado aos profissionais do Sistema Divina Providência (SDP), cujo corpo de colaboradores é composto majoritariamente por mulheres (80%).
O Match CMVC 2024 teve como objetivo capacitar e promover o bem-estar de 500 colaboradores do SDP, uma instituição filantrópica que se dedica ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante o evento, foram oferecidos capacitações, palestras e workshops em diversas áreas, focando no bem-estar e na qualificação dos profissionais que trabalham com crianças, jovens, adultos e idosos.
Segundo Vivian Ramos, gerente de projetos da CDM, organização do terceiro setor idealizadora do Comitê Mineiro Voluntariado Corporativo, que atua com projetos ligados à gestão social, voluntariado corporativo, meio ambiente e sustentabilidade, este é o segundo ano que é realizado o Match CMVC. “Para realizar este evento, que está ligado à área de voluntariado corporativo, a gente identifica uma causa ou uma instituição, com uma temática que está em pauta, e a gente faz articulação para contar com a atuação dos voluntários das empresas parceiras”, explicou.
Sérgio Reis, da Unidade de Serviço de Relacionamento com o Cliente (USRC), foi um dos voluntários da Copasa no Match CMVC deste ano. O colaborador da companhia destaca o conhecimento que está adquirindo com este evento. “Essa troca de experiência com outras empresas que também praticam o voluntariado corporativo é muito importante para a atuação no Programa Voluntários da Copasa”, frisou.
Além de contribuir com atividades de apoio ao logo do evento, as equipes da Copasa estiveram presentes com palestras e com a Agência Móvel levando serviços para a população. Tereza Bernardes, responsável pelo Programa Chuá, e Evandro Bernardes, da equipe ambiental de Bom Despacho, ambos da Unidade de Serviço de Controle Ambiental (USCA), ministraram uma palestra sobre Educação Ambiental. Enquanto Gabriela Sollero e Amaury Cruz, da Unidade de Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (USSS), abordaram o tema do Autocuidado.
Tereza Bernardes conta que a água foi o tema escolhido para falar no Match CMVC 2024. “Nossa proposta é falar da água que abastece a cidade de Ribeirão das Neves e, com isso, trabalhar o tema de proteção e recuperação de mananciais, sobre o ponto de vista de onde que vem a água e de todo o trabalho da Copasa na área ambiental e na proteção de bacias hidrográficas, até a chegada na captação”, revelou.
O integrante da equipe ambiental de Bom Despacho, Evandro Bernardes, que esteve junto com Tereza na palestra, destaca que a dupla preparou uma apresentação lúdica para o evento. “Trouxemos reagentes e cubetas para tentar refazer todo o trabalho realizado nas Estações de Tratamento de Água (ETA) da Copasa, desde a captação até mesmo o controle final, que é o controle de qualidade da água distribuída pela Companhia”, relatou.
A Agência Móvel da Copasa ficou disponível para o público presente durante toda a manhã do dia 24. Já na parte da tarde, o veículo de atendimento itinerante estacionou na entrada da Cidade dos Meninos para atender a população de Ribeirão das Neves. Rosilene Maria Pereira, que trabalha na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, aproveitou a Agência Móvel no evento para resolver algumas questões relativas à Copasa. “Poder contar com o veículo de atendimento itinerante foi muito bom, pois muitas vezes temos tempo de ir à agência física. Tudo o que precisei, eu encontrei aqui na Agência Móvel e foi tudo resolvido”, comemorou.
Match CMVC
O Match CMVC, que está sendo realizado pelo segundo ano, estimula o trabalho em rede, tendo como temáticas centrais os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-estar) e 4 (Educação de Qualidade). O evento consiste no intercâmbio de voluntários entre empresas diferentes para práticas de voluntariado corporativo, alinhados a esses três objetivos. Dessa forma, é possível promover a troca de aprendizado entre voluntários das empresas integrantes do CMVC, tanto na execução quanto na gestão.
Esse ano, as ações do Match CMVC foram realizadas no Sistema Divina Providência, com o tema “cuidar de quem cuida”. De acordo com a superintendente geral do SDP, Dolores Bertila, a instituição possui, hoje, 19 obras, com quase 800 funcionários, sendo a maior delas a Cidade dos Meninos, que atende 4 mil alunos, de 4 meses até os 18 anos idade. “Hoje estão aqui os funcionários de todo o Sistema Divina Providência, porque nós entendemos que é o momento de cuidar deles, de cuidar de quem cuida”, ressaltou.
A superintendente ainda afirmou que todas as empresas e instituições que estão participando do evento provam que esse o movimento de voluntariado tem que acontecer, para que essa obra não possa parar. “Acabamos de completar 52 anos de muita luta e muito aprendizado, e é isso que faz a gente crescer enquanto ser humano, enquanto pessoa que tem que doar. A parceria da Copasa tem sido fundamental para o andamento dos nossos projetos e isso precisa ser mostrado e falado para o mundo, porque a Copasa está sempre com a gente, prestando esse apoio, com um olhar muito carinhoso”, completou.
Assim como a participação da Copasa, essa ação voluntária multiempresas reuniu mais de 50 voluntários de diferentes empresas como AngloGold Ashanti, Instituto Localiza, Patrus Transportes, Sicoob Credicom, CSN Cimentos, PETRONAS, Inter, Instituto MRV, Cemig, Senac e Grupo Sada, demonstrando como a colaboração e a solidariedade podem gerar um impacto positivo significativo na sociedade.
Com ações integradas de voluntariado, o Match CMVC 2024 não só promoveu a capacitação dos colaboradores do Sistema Divina Providência, mas também estimulou a reflexão e a ampliação dos resultados das iniciativas de voluntariado corporativo, contribuindo para a transformação social.